jump to navigation

As pesquisas em Psicologia da Religião no Brasil agosto 31, 2007

Posted by psicologiadareligiao in Pesquisas em Psic. da Relig..
trackback

Nos dias 24 a 26 de agosto de 2007, teve lugar na UNIP, em São Paulo, o VI Seminário de Psicologia e Senso Religioso. Este VI Seminário, assim como os anteriores, foi organizado pelo Grupo de Trabalho Psicologia da Religião da ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Neste ano, o Seminário contou com oito grupos de Trabalho:

1. Experiência Religiosa e suas Transcrições Psíquicas – coordenado pelos profs. Geraldo José de Paiva (USP) e José Paulo Giovanetti (UFMG)

2. Psicologia, Experiência Religiosa e Cultura – prof. Miguel Mahfoud (UFMG) e Marina Massimi (USP-RP)

3. Conflito Moral e Religiosidade – coordenado pelo prof. James Reaves Farris (UMESP)

4. Atendimento Terapêutico de Questões Religiosas – prof. Gilberto Safra (PUC – SP, USP)

5. Aconselhamento Psicológico e Aconselhamento Espiritual – profs. João Edênio do Valle (PUC-SP) e Ronilda Iakemi Ribeiro ((USP, UNIP)

6. Experiência Religiosa na Prática Clínica – profs. Mauro Martins Amatuzzi (PUC-Camp) e Marina Ancona-Lopez (PUC-SP, UNIP)

7. Práticas Religiosas e Corporeidade – prof. Francisco Miguel H. Bairrão (USP-RP)

8. Linguagem, Símbolo e Mito na Sociedade Pós-Secular: a fenomenologia hermenêutica e a experiência inter-religiosa – coordenado pela prof. Olga Sodré.

Tivemos, ainda, como principal conferencista, o prof. Mário Aletti, Presidente da Sociedade Italiana de Psicologia da Religião.

Foram muitos os trabalhos apresentados nos oitos grupos acima citados, e permitiu uma visão geral sobre as pesquisas em Psicologia da Religião no Brasil.

Agradecemos ao Grupo de Trabalho Psicologia da Religião, da ANPEPP, e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pela organização do evento.

Comentários»

1. A prevalência de Transtornos Mentais entre ministros religiosos - uma pesquisa na interface Psiquiatria e Religião « Psicologia da Religião - setembro 11, 2007

[…] As pesquisas em Psicologia da Religião no Brasil […]

2. A Psicologia da Religião no Brasil - um campo “pouco explorado” ou expressão de um “sintoma”? « Psicologia da Religião - setembro 21, 2007

[…] As Pesquisas em Psicologia da Religião no Brasil […]

3. Fábia Carolina - fevereiro 10, 2008

Lendo tais comentários fico com uma dúvida!!!!!!!!!!!!!!
Quando a psicologia começou a entrar dentro da religião? Por exemplo no aconselhamento pastoral.

**********
Prezada Fábia,

A Psicologia tem realizado estudos sobre o tema da Religião e da Religiosidade desde há muito. O próprio Freud tem vários estudos sobre o tema, como por exemplo, Totem e Tabu, de 1912; O Futuro de uma Ilusão, de 1914; Psicologia das Massas e Análise do Ego, de 1921, apenas para citar alguns. Mas há vários outros autores anteriores a Freud, como por exemplo, Starbuck, Leuba, W. James.
Sobre a História do Aconselhamento Pastoral, o assunto é vasto. Sugiro que vc pesquise autores americanos, em especial, Howard Clinebell. Mas há um livro sobre História do Aconselhamento Pastoral, relativamente novo, de Gillian Evans: “A history of Pastoral Care” (não está traduzido para o português). Há ainda: “A History of Pastoral Care in America: from salvation to self-realization”, de Holifield, também em inglês.
Veja na página de Publicações (aqui no blog) o primeiro livro da lista – este livro pode ser de uma boa ajuda para sua pesquisa. Além dele, sugiro um livro do prof. Edênio Valle, “Psicologia e Experiência Religiosa”.
Um abraço,
Mary

4. eliane xavier câmara - maio 6, 2008

gostaria de saber mais sobre jung e a psicologia da religião pois sou estudante do 3º periodo do curso de ciências da religião da faculdade estadual de montes claros mg. e estou iniciando uma pesquisa na área,por favor me mande email para mim.

5. Everson - maio 18, 2008

oi gostaria de saber tudo sobre esse assunto e precisaria o quanto antes para fazer um trabalhu…. desde jah agradeço

6. valquiria gouvea abrantes - setembro 13, 2008

olá, sou estudante de psicologia é realmenteé um tema muito pouco divulgado. eu gostaria de saber onde posso fazer uma especialização nessa area que é de muito interesse pra mim, qual seria o mercado de trabalho para pessoas com tais formaçoes e se existe associaçoes ou sociedades sobre psicologia da religiao. por favor se puder mandar um email agradeço.

7. psicologiadareligiao - setembro 13, 2008

Olá, Valquiria,
De fato, Psicologia da Religião é um “campo aberto” – necessitando ser melhor explorado no Brasil. É claro que já existe alguma coisa, como por exemplo, o GT em Psicologia da Religião da ANPEPP. Mas os estudos ainda são muito escassos e difusos. A iniciativa deste blog é uma tentativa – obviamente, ainda incipiente – de “concentrar” informações e desenvolver o campo. Assim, quando vc pergunta sobre “mercado de trabalho” nessa área específica, eu diria que as possibilidades estão ainda por serem construídas, tanto como o próprio campo mesmo de estudo. Em termos de demanda mais urgente, está a Academia. Contudo, o próprio trabalho clínico do/a profissional com conhecimentos nessa área, obviamente é diferenciado, tendo em vista as questões mesmo que aparecem na clínica e os/as profissionais, em geral, não têm sido preparados em seus cursos de graduação para lidar com tais questões.
Quanto a um curso de Especialização, em primeira mão, posso lhe dizer que a PUC – Curitiba em breve fará essa oferta.
Continue em contato.
Um abraço,
Mary

8. Crícia Martins - outubro 13, 2010

Boa tarde!
Gostaria de fazer parte desta rede de contatos e ser informada sobre eventos, textos e o que mais estiver disponível dessa área psicologia e espiritualidade/religiosidade…pois estou desenvolvendo um trabalho nessa área, agradeço.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: