jump to navigation

Aconselhamento Psicológico e Aconselhamento Pastoral/Espiritual setembro 3, 2007

Posted by psicologiadareligiao in Aconselhamento Psicológico, Congressos, Pastoral Care and Counselling, produção de subjetividade, sacrifício, Seminários.
trackback

Na manhã do sábado de 25 de agosto/2007, no VI Seminário de Psicologia e Senso Religioso, a professora Yolanda Cintrão Forghieri (USP) apresentou uma palestra maravilhosa sob o título: Aconselhamento Psicológico e Espiritualidade. A professora Yolanda tem publicado um livro onde ela apresenta o suporte teórico e prático do aconselhamento terapêutico. Todos os volumes que estavam disponíveis para compra durante o evento foram esgotados – isso já dá uma idéia do interesse que o seu tema despertou nos/as participantes. Na Europa, o Aconselhamento Psicológico/Terapêutico tem sido amplamente praticado por pessoas formadas em cursos específicos, sob a denominação de “Pastoral Care (or Spiritual Care) and Couselling”. Assim, um amplo material (de qualidade!) tem sido produzido em torno desse tema. E faríamos bem em olhar com mais atenção (com menos preconceito mesmo!) a reflexão que tem sido desenvolvida sob essa designação de “Pastoral Care and Counselling”.

Aproveito para contar que participei do VIII Congresso Internacional promovido pelo ICPCC – International Council on Pastoral Care and Couselling, nos dias 07 a 14 de agosto/2007, na Polônia, sob o título, “TREASURE IN EARTHEN VESSELS” – O enfoque foi sobre o cuidado espiritual diante do nosso contexto atual de fragilidade/vulnerabilidade e destruição (sob a perspectiva individual e sistêmica). Lá, apresentei um workshop, juntamente com o prof. Berge Furre (Universidade de Oslo – Noruega),  sob o título: “Pós-Pentecostalismo e o ‘sacrifício do dinheiro’: um remédio para lidar com a fragilidade da subjetividade no contexto do capitalismo mundial?”. O prof. James Farris (UMESP) também participou do Congresso e seu workshop foi sobre Sexualidade na tradição religiosa cristã e nas outras culturas. Ele levou para o debate questões sobre opressão e libertação, relacionadas ao dualismo Agape e Eros.

Segue, aqui, o texto apresentado no workshop – por enquanto, em inglês,  apenas.

Post-Pentecostalism and the sacrifice of money: a remedy to face fragility in the contemporary capitalist world order?

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: