jump to navigation

Sexualidade e Religião – um debate “melindroso” setembro 4, 2007

Posted by psicologiadareligiao in ética, Sexualidade, Sexualidade e Religião.
trackback

“A sexualidade é uma das forças fundamentais na vida humana. Ela penetra toda a existência individual e social. Por esta razão, a sexualidade e a Igreja, a fé, a teologia, a ética e a ação pastoral se interpenetram” – James Farris

Pois bem, há que se ter coragem para abordar um tema tão complexo envolvendo sexualidade e fé. Mas o prof. James Farris (UMESP) encara o desafio. E o faz com sensibilidade e clareza argumentativa. Farris coloca esse tema na “roda da conversa” com a consciência da necessidade do diálogo aberto. É neste sentido, então, que disponibilizamos aqui, o seu texto sobre REFLEXÕES SOBRE A SEXUALIDADE E UMA TEOLOGIA DE SER. Em tempos onde o silêncio sobre “temas difíceis” se apresenta como uma saída tentadora, Farris convida ao diálogo e ao exercício de um pensamento ético.

Comentários»

1. ANDRÉ LUIZ BOCCATO DE ALMEIDA - março 17, 2008

ACHEI MUITO RICA A ANÁLISE DO PROFESSOR JAMES FARRIS EM SEU TEMA DE PESQUISA. É UMA PREOCUPAÇAO MINHA TAMBÉM. O BOM CONHECIMENTO SOBRE A COMPLEXA SEXUALIDADE HUMANA ABRE INÚMEROS CAMINHOS PARA MELHOR PROPOR A FÉ A PARTIR DESSA BASE ANTROPOLÓGICA. SENDO ESSA FORÇA VITAL QUE ESTÁ PRESENTE EM TODO SER HUMANO, PORÉM ENCAMINHADO DE FORMA DIFERENCIADA POR CADA UMA, ESTÁ EM ÍNTIMA RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA COM A FÉ. AGORA, COMO SUPERAR OS TABUS RELIGIOSOS EXISTENTES SOCIALMENTE E ARRAIGADOS HÁ SÉCULOS NO INCONSCIENTE DAS PESSOAS E PROPOR UMA SEXUALIDADE QUE LEVE EM CONTA TODA A ESTRUTURA ESTRUTURANTE DA PESSOA HUMANA?

***********

Pois é, André. Parece-me que um dos maiores desafios relativos à vivência de uma fé que não se separa da vida é romper com qualquer modo de existencialidade voltado à cristalização e aprisionamento dos movimentos de expansão e criação. Colocar tais “modos de ser” na roda da conversa e debater os temas com coragem, já é um grande passo, um começo, pelo menos.

2. regina calandrini - março 11, 2011

Boa Tarde
Sou professora Regina Calandrini estoucursando a graduação de pedagogia na uepa uma faculdade estadual na capital em Belém do Pará e o meu TCC tem como tema Orientação Sexual Prevenção da Gravidez na Adolesc~encia é um dasafio e também um tema polemico pois este tema encomoda pais reponsáveis educadores que muitas vezes ão gostam de trabaçlhar este tema.Mas eu tenh rabalhado o mesmo deste de 1990 e tenho me apaixonado a cada dia que passa pois as adolescente tem que aproveitar sua vida sexual após abterem uma estrutura fisica,emocional,pscologica e financeira e obter também conhecimento cientifico e técnico sobre a vida sexual,pois o problemada Gravidez na Adolescencia precisa de politica pública para perceber que esta problemática trazem situações de risco de vida tanto para a Adolescente como para a Família da mesma e para o ser humano que esta sendo gerado dentro de seu corpo.Conscientizar a famiia desta responsabilidade que passa a ser compartilhado por todos os membros familiares.
Prof Regina Calandrini
Esp.Em Tecnologias da Educação Puc Rio

3. Zenaide Melo - maio 3, 2011

Mary qurida

Quero muito saber sobre Religião em todos os aspectos.
Bjs!
Zenaide Melo

4. patricia - junho 9, 2011

muito interessante que cada um tem sua escolha.

5. Adriano - setembro 23, 2011

Muito Interessante !!! em todos os aspectos !!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: