jump to navigation

Homossexualidade e religiosidade setembro 5, 2007

Posted by psicologiadareligiao in Aconselhamento Pastoral, ética, homossexualidade, Sexualidade e Religião.
trackback

O tema é polêmico! E, por conta do “desconforto” que o assunto gera nas autoridades religiosas, líderes e mesmo na sociedade laica, percebe-se duas atitudes que se polarizam. De um lado, o “silêncio ensurdecedor” escancara o medo do debate, de outro lado, o “barulho” que a busca dos direitos das pessoas homossexuais provoca, levanta a suspeita que a necessidade da força da lei parece ser um sintoma que surge pela ausência de um debate aberto. Para onde vamos com essas atitudes? Farris não tem medo do debate. Pelo contrário, ele chama para a conversa de um modo amoroso e medeia a discussão com vistas à afirmação da vida. Para ele,

“é fundamental que a Igreja discuta aberta e criticamente a heterossexualidade e a homossexualidade. Sem esta discussão intencional e crítica, corremos o risco de repetir cegamente atitudes sociais e crenças teológicas em vez de aceitar o desafio de construir uma fé viva e relevante”.

Assim, Farris apresenta uma discussão básica sobre a sexualidade humana e oferece uma descrição de cinco perspectivas que dominam as discussões atuais sobre homossexualidade. Sua preocupação com o debate parte da percepção de que

“as atitudes, as crenças, teologias e éticas a respeito da sexualidade humana, em geral, e a heterossexualidade e a homossexualidade, especificamente, influenciam profundamente a ação pastoral, o aconselhamento pastoral e a vida cotidiana de todas as comunidades religiosas”.

Trata-se, portanto, de uma contribuição profundamente relevante para a discussão sobre o tema envolvendo sexualidade e fé.

Baixe o texto: Homossexualidade como conflito moral


 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: