jump to navigation

Ainda sobre Homossexualidade e Religião: uma análise sobre o tema no contexto da Igreja Católica setembro 16, 2007

Posted by psicologiadareligiao in Aconselhamento Pastoral, Aconselhamento Psicológico, ética, homossexualidade, Sexualidade, Sexualidade e Religião.
trackback

 Tem sido bastante acessados os posts sobre “Homossexualidade e religiosidade” e “Sexualidade e Religião”, com disponibilização de textos sobre o tema – de  autoria do Prof. J. Farris . A análise de Farris sobre homossexualidade e religião tem como ponto de partida a perspectiva Protestante. Agora, apresentamos o tema na perspectiva da Igreja Católica, pelo professor Edênio Valle, professor de Psicologia da Religião e Ciências da Religião na PUC – SP.

Segundo Valle, com base em estudos de valor realizados no Brasil, a idéia de “que nada se move quanto às posições da Igreja Católica, da Teologia e de outros especialistas católicos que se pronunciam sobre o assunto” tem sido reforçada.  No entanto, essa idéia de que a Igreja teria parado nos tempos da inquisição não corresponde aos fatos, de acordo com a opinião do professor. Para ele,

Existe entre os psicólogos que estudam a religião um desconhecimento bastante generalizado a respeito do que a Igreja Católica diz oficialmente sobre ética sexual e homossexualidade. O que se sabe e se repete são generalizações sobre pronunciamentos do Vaticano, interpretadas segundo a ótica editorial dos veículos de comunicação e com base normalmente em coisas do passado, quando religião, ciência, direito e costumes viam a homossexualidade como doença e/ou como “crimen pessimum”.

Diante disso, Valle apresenta o pensamento ético que a Igreja Católica defende a respeito da homossexualidade com base em análise dos documentos oficiais da Igreja. Seu estudo é realizado desde a “perspectiva das ciências da religião, com ênfase na abordagem psicontropológica”.

Valle acredita que tem havido um deslocamento na posição da Igreja em relação ao tema  no que se refere, especificamente, “à pastoral (isto é, ao acolhimento e acompanhamento das pessoas)”. Segundo ele, “os textos eclesiásticos (e mais ainda, os dos teólogos) demonstram uma atitude de maior compreensão da complexidade do fenômeno homossexual, em cada um de seus múltiplos e distintos aspectos neurobiológicos (…), socio-antropológicos (…) psicológicos (…), históricos (…) e bíblico-teológicos ( …)”.

Acesse o texto completo, publicado pela REVER, aqui.

Posts relacionados:

Homossexualidade e religiosidade

Sexualidade e Religião

Comentários»

1. THAÏS MARIA MELLO CEZAR DA ROCHA - junho 20, 2009

SOU PSICÓLOGA HÁ 26 ANOS E ACHO LAMENTÁVEL QUE A HUMANIDADE SEJA , AINDA,TÃO INCOPETENTE EM ENTENDER, A SEXUALIDADE HUMANA!
AFIRMAR QUE EXISTA A HOMOSSEXUALIDADE COMO UM TERCEIRO SEXO, É ABSOLUTAMENTE TOLO. APÓS OS ESTUDOS DE MASTER E JONHSOM, É SABIDO QUE FAZER SEXO COM O MESMO SEXO É PRAZEROSO SIM, MAS PARA QUE? NA HISTÓRIA HUMANA SÓ OCORREU POR QUESTÕES DIVERSAS E AINDA OCORRE POR INCOPETÊNCIA DOS QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO SEXUAL (PAIS, PROFESSORES, MÍDIA, ETC). ATÉ QUANDO TEREMOS QUE ATURAR TAMANHA IGNORÂNCIA E CULPAS DOS QUE SE PERMITIRAM A ISSO! E ,BUSCAM INTENSAMENTE UMA RESPOSTA CIENTÍFICA, DA QUAL JAMAIS OBTERÃO? O SER HUMANO É APAIXONANTE EM SEUS GÊNEROS, E SÓ EXISTE DOIS, PONTO FIANAL O RESTO É PURA FALTA DE CONHECIMENTO DE SI MESMO! DE DEUS.. DE AMOR…GRAÇAS A DEUS, TIVE A FELICIDADE DE TRAZER PESSOAS A SUAS PRÓPRIAS REALIDADES E QUE DE DIZIAM SER HOMOSSEXUAIS, HOJE SÃO HETEROSSEXUAIS PLENOS! APRENDERAM TUDO A RESPEITO DE SEXO HUMANO, CLARO!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: