jump to navigation

A Psicologia da Religião no Brasil – um campo “pouco explorado” ou expressão de um “sintoma”? setembro 21, 2007

Posted by psicologiadareligiao in Pesquisas em Psic. da Relig..
trackback

O tom provocativo contido no título tem justamente essa finalidade: provocar, de algum modo, as pessoas interessadas e/ou envolvidas no tema.

Se você é aluno/a de um curso de Psicologia e tem interesse na área da Psicologia da Religião, você sabe onde buscar informações? Há no seu curso, uma disciplina de Psicologia da Religião? Onde buscar referências, grupos de pesquisa, intituições, linhas de pesquisa em cursos de Pós-Graduação sobre Psicologia da Religião? Quais e quantas são as instituições e/ou Cursos, no Brasil, que trabalham com essa disciplina? Caso haja interesse no tema por considerá-lo relevante, e surja o desejo de aprofundar os estudos nesta área, onde começar a busca por informações – no próprio curso, com os professores, na internet?

Na verdade, não há muitas instituições de ensino no Brasil que trabalham com essa disciplina. Poucos são os cursos de Psicologia que a oferecem em sua grade curricular. É mais frequente (mas não “líquido e certo”) encontrar essa disciplina nas grades dos cursos de Teologia.

É tempo de interrogar à Psicologia, a razão para a negligência com um tema tão estudado pelo próprio Freud e por tantos outros teóricos da Psicologia. O espanto é ainda maior quando olhamos ao redor e vemos quão religioso é o nosso próprio país. Por que será que isso não afeta a Psicologia que se ensina/estuda no Brasil? Será que a Psicologia nada tem a contribuir com a reflexão sobre o fenômeno religioso e a religiosidade, ou mesmo em relação às questões ligadas à espiritualidade que surgem na clínica? Por sorte, ou talvez por menos preconceito, ou quem sabe por uma visão diferenciada, há algumas áreas que percebem a relevância do estudo da religião/religiosidade, como as Ciências Sociais, Sociologia e Antropologia. É interessante notar, também, que há pesquisas com enfoque em Psicologia da Religião dentro da Pós-Graduação em Ciências da Religião.

Mas é preciso fazer uma ressalva: existe um grupo de interessados/as no tema. Trata-se do GT Psicologia da Religião da ANPEPP. Pela leitura do documento elaborado pelo GT (ver abaixo), pode-se constatar o pequeno número de instituições no Brasil que estão desenvolvendo pesquisas na área. Essa negligência da Psicologia em relação ao tema possibilita questionar não apenas sobre as razões desse silêncio como, também, levanta a suspeita da formação de um sintoma.

Apenas como estímulo para exercitar o pensamento acerca da provocação acima, no que diz respeito ao sintoma, trago aqui dois elementos a serem considerados. O primeiro tem a ver com a opinião pessoal de Freud sobre a religião como sendo “neurose obsessiva universal”. O segundo tem a ver com as observações de Laplanche e Pontalis sobre a “formação de compromisso”: “é a partir do estudo do mecanismo da neurose obsessiva que Freud ressalta a idéia de que os sintomas têm em si mesmos a marca do conflito defensivo que resultam”.

As razões da negligência da Psicologia em relação às questões do fenômeno religioso e da religiosidade parece ser algo que demanda uma reflexão com o devido tempo para elaboração.

Contudo, a partir, da percepção desses dados, parece que está mais do que na hora de nos juntarmos aos pequenos “focos” existentes, para mudar isso. Uma tentativa, a meu ver, pode ser a de publicar aqui, as instituições, grupos de pesquisa, docentes, etc que estão envolvidos com o tema. Para isso, é preciso a colaboração dos/as usuários/as do blog. Faça-nos saber as instituições que trabalham com esse campo. Envie as informações por e-mail, ou deixe um recado aqui.

Uma nova página será criada para listar as instituições, grupos de pesquisa, etc.

Documento elaborado pelo gt-psicologia-da-religiao.doc

Posts relacionados:

As Pesquisas em Psicologia da Religião no Brasil

Ainda sobre Pesquisa em Psicologia da Religião

Comentários»

1. nadia - outubro 2, 2007

oi
td bem ?
qm e vc

2. psicologiadareligiao - outubro 2, 2007

Olá, Nádia,
Vc pode saber sobre mim, acessando a página acima, onde aparece meu nome.

3. Jair Modesto - julho 15, 2008

Ola Nadia!!!

Estou com uma duvida sobre Psicologia e Religião…
Qual seria o campo que estuda esta Disciplinas?
Grato…

4. psicologiadareligiao - julho 15, 2008

“Nadia” ??????

Prezado Jair,

Vc diz que está “com dúvida sobre Psicologia e Religião” e pergunta sobre “qual seria o campo que estuda estas disciplinas”. Estou me perguntando se a sua dúvida não seria mais especificamente sobre o campo de estudo da “Psicologia da Religião” – ou estou enganada?
Caso seja essa a sua dúvida, de modo sucinto posso dizer que o campo da Psicologia da Religião estuda a religião e a religiosidade pela perspectiva da Psicologia. O foco da Psicologia da Religião, entretanto, não está na compreensão da religião como fenômeno dado (nem como mistério ou revelação), mas focaliza, sim, o estudo do ser humano em sua dimensão religiosa, ou seja, o que o ser humano faz com a religião e o que a religião faz com/no ser humano.
Espero ter clareado um pouco sua dúvida.
Um abraço,
Mary

5. Bryan Andrade - agosto 21, 2008

Olá, sou psocólogo e estudo psicologia da religião com base na Psicologia Analítica. Gostaria de saber se há alguma programa de mestrado que tenha essa linha de pesquisa. Grato.

6. psicologiadareligiao - agosto 21, 2008

Olá, Bryan,

Não tenho conhecimento sobre isso, mas sugiro que dê uma olhada no ítem 4 na página das “Instituições” – aqui no blog – onde há algumas informações e endereço da UFJF. Pode ser que no PPG dessa universidade haja alguém que oriente pesquisas nessa área. Se vc descobrir algo específico, por favor me informe, a fim de que possamos disponibilizar aqui no blog essa importante informação.
Um abraço,
Mary

7. Samuelda Silva Costa - setembro 21, 2008

Obrigado de coração por ter disponibilizado estas informações. Concordo plenamente que a psicologia da religião no Brasil é pouco explorado. Podemos fazer algo, escrevendo livos de Psiscologia da Religião. Durante aproximadamente três anos, escrevi um livro de Psicoplogia da religião. Lançarei mês que vêm. O nome é: Religiões e Psicologia. A capa poderá ser vista no site: www,editorasilvacosta.com.br

Att.
Sanuel Costa

8. psicologiadareligiao - setembro 21, 2008

Muito bem, Samuel. Parabéns pela iniciativa! Desejo sucesso com o livro.
Um abraço,
Mary

9. Marta - outubro 16, 2008

Bom dia !

Sou estudante de psicologia, tenho um trabalho a fazer sobre a psicologia da religião, desde o período historico até os dias atuais.

Gostaria muito de receber de sua parte uma orientação se fosse possível com livros e artigos que considera importantes sobre o tema.

Agradeço pelo espaço.

Marta

10. psicologiadareligiao - outubro 17, 2008

Marta,

Sobre bibliografia é só dar uma olhadinha ali na página “publicações”, aqui no blog mesmo, e vc vai encontrar uma lista de bons materiais sobre o tema. O primeiro livro da lista pode ajudá-la no seu trabalho sobre história da psicologia da religião (do Ávila).
Um abraço,
Mary

11. Marta - outubro 20, 2008

Bom dia!

Desculpe-me por incomodar você novamente acerca do meu tema de trabalho, mas gostaria muito que pudesse me instruir com informações sobre a prática do psicológo da religião em quais campos é possível se atuar.

Obrigada pela compreensão,

Marta

12. psicologiadareligiao - outubro 20, 2008

Marta,

Vou responder pra ti o que já disse aqui no blog, em resposta a outra pessoa. Sobre “mercado de trabalho” nessa área específica, eu diria que as possibilidades estão ainda por serem construídas, tanto como o próprio campo mesmo de estudo. Em termos de demanda mais urgente, está a Academia – especialmente pelo desenvolvimento de novos estudos e pesquisas. Contudo, o próprio trabalho clínico do/a profissional com conhecimentos nessa área, obviamente é diferenciado, tendo em vista as questões mesmo que aparecem na clínica e os/as profissionais, em geral, não têm sido preparados em seus cursos de graduação para lidar com tais questões.
Um abraço,
Mary

13. cid - setembro 1, 2014

olá. gostaria de parabeniza-los pela iniciativa do tema, na verdade pouco, ou nada, difundido ou estudado no brasil. somos um grupo autônomo de estudos e pesquisas em religião e sociedade/ modernidade de nossa igreja (Ibep) no RJ,e deixo nosso abraço.

psicologiadareligiao - setembro 1, 2014

Obrigada. Desejo sucesso ao seu grupo de estudo e pesquisa!
Um abraço,
Mary

14. Diana Espirito Santo - novembro 7, 2014

Olá!

Gostaria de saber quais são os campos de atuação relacionado a Psicologia da Religião.
Onde podemos trabalhar nessa área?

Obrigada
Diana

psicologiadareligiao - novembro 19, 2014

Diana,

Os estudos em Psicologia da Religião fornecem ferramentas teóricas e práticas tanto para atuação clínica quanto para a atuação acadêmica. Percebe-se que, em geral, a Psicologia negligencia as questões de caráter religioso/espiritual trazidas pelo paciente. Os estudos em Psicologia da Religião mostram o quanto a dimensão espiritual (a religiosidade está aí incluída, mas não necessariamente!) afeta os processos de saúde-doença. É neste sentido que afirmo que a Psicologia da Religião contribui com o preparo teórico-prático para uma melhor atuação clínica. No contexto acadêmico, os estudos em Psicologia da Religião contribuem com a produção de conhecimento da Psicologia em geral, e suas descobertas, em conjunto com outras áreas da própria Psicologia e também com outras disciplinas, favorecem um melhor entendimento dos processos mentais/comportamentais/emocionais do sujeito contemporâneo, assim como dá subsídios para a construção de propostas diversas que possam impactar a qualidade de vida do ser humano, como é o caso, por exemplo, dos estudos sobre “espiritualidade e saúde”.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: