jump to navigation

Instituições

Nessa página serão listadas as instituições, grupos de pesquisa e docentes envolvidos, de algum modo, com o tema da Psicologia da Religião e mesmo da Psiquiatria e Religião. Caso vc tenha conhecimento de alguma instituição ou grupo que não consta nessa lista, por favor, envie sua contribuição.

1. Laboratório de Estudos em Psicologia Social da Religião – Coordenado pelo Prof. Geraldo José de Paiva – Instituto de Psicologia da USP

2. Pós-Graduação em Ciências da Religião – UMESP (projetos afins, mas não específicos)

3. PUC-SP – Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião – Psicologia e Religião: A experiência de Deus e a Psiquê – Coord. Prof. Luiz Felipe Pondé (Curso de Extensão, de 45h, voltado a “Psicólogos e estudantes de Psicologia do último ano da graduação; e profissionais e estudantes do último ano da graduação das diversas ciências humanas, sociais, exatas e biológicas.”) –

4. Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde. Área de Concentração: Saúde Brasileira – UFJF – Uma das linhas de Pesquisa desse programa está ligada ao NUPES – Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde – coordenado pelo prof. Alexander Moreira de Almeida. É um curso bem novo, iniciado no segundo semestre de 2005. A primeira turma de Mestrado formou-se em 21/set/2007. O NUPES lançou neste ano de 2007, a Revista de Psiquiatria Clínica – online, com número dedicado à Espiritualidade e Saúde. Dentre as linhas de Pesquisa do Núcleo constam: Epidemiologia da Religiosidade e Saúde; Experiências Religiosas e Espirituais; História e Filosofia das Pesquisas sobre Espiritualidade; Espiritualidade e Religiosidade.

5. Curso de Extensão – Psicologia e Religião – 32h aula. Faculdade Católica de Pouso Alegre. Para saber mais detalhes sobre o curso, como: justificativa, objetivos, organização e estrutura, bilbiografia básica, etc, acesse: http://www.facapa.edu.br/v2/lerextensao.php?id_noticia=94

6. Programa de Mestrado em Teologia – PUC – PR. O Programa de Mestrado em Teologia na PUC-PR desenvolve duas linhas de pesquisa: Teologia e Evangelização e Teologia e Sociedade. Nessa última, haverá orientação de trabalhos voltados à pesquisa da Subjetividade Contemporânea e Religiosidade. O Programa deverá iniciar-se no primeiro semestre de 2009, período de inscrição em outubro/2008. A prof. Dra. Mary R. G. Esperandio será a orientadora dos projetos dentro desse enfoque.

7. Pós-graduação em Ciências das Religiões, UFPB. Mestrado que se orienta sob duas linhas de pesquisa: RELIGIÃO, CULTURA E PRODUÇÕES SIMBÓLICAS; ESPIRITUALIDADE E SAÚDE. Projetos afins, mas não específicos da Psicologia. http://www.cchla.ufpb.br/religioes

Comentários»

1. Saúde e Espiritualidade - o mais recente enfoque em Programa de Pós-Graduação em Saúde Brasileira « Psicologia da Religião - outubro 23, 2007

[…] Instituições jump to navigation […]

2. Andrea Tavares - maio 28, 2008

Pós-graduação em Ciências das Religiões, UFPB. Mestrado que se orienta sob duas linhas de pesquisa:

RELIGIÃO, CULTURA E PRODUÇÕES SIMBÓLICAS;
ESPIRITUALIDADE E SAÚDE;

Projetos afins, mas não específicos da Psicologia.
http://www.cchla.ufpb.br/religioes

3. psicologiadareligiao - maio 31, 2008

Obrigada pela informação, Andrea. Vou colocar no lugar devido. A propósito, penso em abrir uma página sobre “Pesquisas em Psicologia da Religião” que estão sendo desenvolvidas atualmente. Vc poderia enviar, por favor, mais detalhes a respeito do seu projeto?
Um abraço,
Mary

4. Sueli Mota - julho 15, 2010

Chamada para artigos “Educação e Religiões”

A Revista da FAEEBA, da Universidade do Estado da Bahia, está no seu 34º número. Essa edição será destinada ao tema “Educação e Religiões” . O dossiê é coordenado por duas antropólogas, docentes e pesquisadoras no Departamento de Educação/Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. Tendo em vista a amplitude do tema, o dossiê será organizado a partir de alguns eixos norteadores. São eles:

1/Autores e conceitos em Antropologia da religião ou como o olhar das Ciências Sociais tem colaborado para pesquisas nesse âmbito;
2/ Experiências de campo;
3/ História, Educação e Religião;
4/ Diálogos possíveis entre conhecimentos : educação, religiões e política;
5/ A pluralidade religiosa e as experiências religiosas no âmbito educacional: mediações, conflitos e rupturas;
6/ Culturas religiosas em espaços sócio-educacionais;
7/ Ensino Religioso: o retorno de um debate;

A data limite para envio dos artigos é 20 de setembro de 2010. A publicação está prevista para Março 2011.
As contribuições devem ser enviadas para os e-mail livia.fialho@yahoo.com.br e ssouza@uneb.br
com cópia para : refaeeba.dedc1@listas.uneb.br

Consulte as orientações e normas completas de publicação no site da Revista (endereço: http://www.revistadafaeeba.uneb.br/
Segue, em anexo, resumo das normas.

Atenciosamente,
Lívia Fialho Costa e Sueli Ribeiro Mota Souza

5. jessica de Holanda - dezembro 2, 2010

olá, quero parabenizá-la pelo blog! Sou estudante de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, fiquei bastante interessada, gostaria de saber, e caso nao tenha fica como uma sugestao, se o blog tem um boletim diario das postagens enviado para o email. Gostei tambem das disciplinas que voce ensina, gostaria de saber um pouco mais, pois nao as tenho em minha grade curricular. Gostei tambem dos seus projetos de pesquisa, em especial: Drogadição e espiritualidade: O papel da religião, religiosidade e espiritualidade no processo de adicção e recuperação.
Mais uma vez parabens pelo blog!
Jessica de Holanda

6. ITEMOL-EAD - março 17, 2011

Muito interessante este blog.

7. wanessa duarte - julho 12, 2011

Boa tarde, estou escrevendo um artigo cientifico sobre as psicopatologias adquiridas através da religião. Alguém sabe de algum site ou curso que possa me ajudar????

Grata

Wanessa Duarte

psicologiadareligiao - julho 12, 2011

Oi, Vanessa,

Na Página “Publicações”, vc pode encontrar a referência completa do livro do Dalgalarrondo: Religião, Psicopatologia e Saúde Mental. Pode ajudá-la muito em seu artigo. Há também muitas pesquisas sobre “religious coping” e saúde – centenas de pesquisas que mostram aspectos saudáveis da religiosidade. O pressuposto da religião como, em princípio patológica, tem se mostrado mais como preconceito do que baseado em evidências. Há, sem dúvida, as patologias religiosas e produzidas pela religião, mas também seus aspectos saudáveis têm se confirmado em muitas pesquisas atuais na área da psicologia da religião (sobretudo fora do Brasil), pois no Brasil esta área ainda é pouco desenvolvida, em termos de reflexão e pesquisa.
Um abraço,
Mary

8. wanessa duarte - julho 12, 2011

Oi Mary,
O livro de Dalgalarrondo eu já tive o prazer de ler, e também realizei um curso muito proveitoso com a Dra. Bettina E. Schmidt, Bangor University, Reino Unido sobre religião e cultura. Mais gostaria de encontrar mais material.

O fanatismo religioso é uma das coisas que irei abordar

Um abraço
Wanessa Duarte

9. marileia - outubro 19, 2011

A religião é e sem dúvida será sempre um divisor de águas na vida do homem. Acredito muito na importancia da essencia da religiao vivida pelo homem através dos tempos. Amo muito este tema, é altamente rico e ao mesmo tempo difícil de ser explorado, pois é um terreno particular e subjetivo do sujeito baseado em crenças, experiencias e atitudes de fé. Estudo o lado positivo da religião dentro do aspecto de cura. sei tambem que existe sim o lado negativo, muitas leves levado ao extremo. Mas acredito que um desenvolvimento da espiritualidade feito de forma saudável, é imprescindivel para saúde psíquica do sujeito enquanto um ser no mundo.
abraço.
Mariléia

psicologiadareligiao - outubro 19, 2011

Concordo contigo, Marileia.
Um abraço pra ti também,
Mary

10. Thiago - junho 10, 2012

sou Thiago e procuro um curso de extensão ou pós-graduação em psicopatologia do religioso… alguém teria alguma dica?
Grato!

psicologiadareligiao - junho 10, 2012

Oi, Thiago, vc não vai encontrar um curso em “psicopatologia do religioso”. Mas se vc buscar por algum curso sobre “Psicologia e Religião”, certamente vc verá que esse item será contemplado como parte dos conteúdos.

11. julio - setembro 20, 2012

oi, gostaria que alguém me informasse quais são as faculdades que tem o curso da psicologia da religião? obrigado !

psicologiadareligiao - setembro 20, 2012

Julio,

Não existe Curso de Psicologia da Religião em nível de Graduação. Algumas universidades de pós-graduação desenvolvem pesquisas neste campo – mestrado/doutorado: PUC-PR (Teologia); PUC-Rio (Teol.); Faculdades EST (Sao Leopoldo-RS), Mackenzie (Ciências da Relig. SP), PUC-SP (Cien.Relig.) USP – Psicol.; Univ. Est. Campina Grande (Psic) ; Univ. Fed. Pernambuco (Psic). e alguns outros profs. ligados à pós-graduação em Psicologia.

12. Silvia Regina Barbato - abril 2, 2013

Estou interessada em fazer um Mestrado onde eu possa pesquisar a relacao entre Saude e Espiritualidade.Sou psicologa e moro no RJ.Pelo que tenho procurado,aqui no Rio,estamos atrasados e ainda nao encontrei uma Universidade aberta para este tema.Em varios lugares do Brasil existem diversos cursos.Se souberem de algum lugar no Rio, ou algum professor que tenha esta linha de pesquisa, por favor me indiquem…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: